Segundo turno mobiliza 27 milhões de eleitores

30/10/2004 - 18h01

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Neste domingo, mais de 27 milhões de eleitores devem comparecer às urnas para definir o nome dos prefeitos que vão administrar nos próximos quatro anos 44 municípios com mais de 200 mil eleitores, sendo 15 capitais e 29 cidades do interior. É a maior eleição eletrônica do mundo.

Eles representam 22,8% dos eleitores aptos a votar, dos 119, 8 milhões habilitados no primeiro turno, divididos em 14,4 milhões de homens e 12,7 milhões de mulheres.

Dos 27 partidos políticos que participaram do primeiro turno, 13 (48,15%) disputarão o segundo turno.

São Paulo, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é o estado com o maior número de municípios e de eleitores no segundo turno: 11,6 milhões de eleitores em 12 cidades. Somente na capital, são 7,7 milhões, que votarão em 17.142 seções de 42 zonas eleitorais.

Em segundo lugar, está o Rio de Janeiro, com 1,94 milhão de eleitores em cinco municípios; seguido do Paraná, com 1,92 milhão eleitores em quatro cidades, e de Minas Gerais, com 1,2 milhão de eleitores, também em quatro cidades.

A votação vai de 8 horas às 17 horas (hora local).

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral terá de justificar, em formulário próprio, a ausência. Para isso, deverá se dirigir aos postos de justificativa amanhã.

Se, por algum motivo, o cidadão não conseguir comparecer a um posto de justificativa neste domingo, deverá dirigir-se ao cartório eleitoral munido de documentos que justifiquem o impedimento e preencher um requerimento ao juiz eleitoral no prazo de até 60 dias, se estiver no país, e de 30 dias, se estiver no exterior.

A previsão do TSE é de que o eleitor gaste 30 segundos para concretizar seu voto e que, até meia-noite de domingo, 95% dos votos estarão apurados.

Segundo informações do tribunal, cerca de 500 mil pessoas, entre mesários e servidores da Justiça Eleitoral, estarão envolvidas com as eleições. Serão utilizadas na votação do segundo turno 78 mil urnas eletrônicas.

O TSE informou, ainda, que dos 88 candidatos a prefeito, 16 disputam a reeleição. A maioria dos candidatos tem entre 45 e 59 anos e curso superior completo.

Apenas quatro municípios terão o reforço de tropa federal para garantir a segurança do eleitor: Belém (PA), Manaus (AM), Campina Grande (PB) e Campos dosd Goytacazes (RJ).