Para Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral, brasileiro está mais consciente

30/10/2004 - 15h45

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - "O eleitor está começando a se conscientizar de que o voto não é uma mercadoria que esteja a venda e, sim, um sentimento e um instrumento de mudança e cidadania", afirma o presidente da Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral, Belosmar Mendonça Júnior. Ele abordou o tema, esta semana, em entrevista à rádio Nacional AM de Brasília.

De acordo com Mendonça Jr., dados do primeiro turno das eleições para prefeito mostram que o brasileiro esta mais crítico e consciente em relação ao seu voto. "Nós conseguimos realizar alguns passos avante nessa verdadeira cruzada, que é um trabalho continuo e para muitos anos de combate à corrupção eleitoral", diz.

Segundo ele, a apuração dos relatórios da eleição nos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste indica que candidatos denunciados por compra de votos perderam a disputa nas urnas logo no primeiro turno.

Ele afirma, ainda, que a Justiça Eleitoral é um instrumento fundamental para o aumento de conscientização. "As pessoas que praticam corrupção eleitoral estão temerosas, porque sabem que a sociedade está mais vigilante e que a Justiça Eleitoral está atuando e alguns casos já mereceram punição", conta.