STF organiza pauta de julgamentos de agosto

01/08/2004 - 11h41

Brasília - O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Nelson Jobim, enviou aos demais ministros a pauta organizada dos julgamentos em plenário para o mês de agosto. A intenção de Nelson Jobim é facilitar e agilizar o procedimento de votações, reduzindo inclusive o número de pedidos de vista dos processos.

A pauta será dividida em temas e, cada tema, em conjuntos. No dia 4 de agosto, por exemplo, estão em pauta as Ações Diretas de Inconstitucionalidade contra a Medida Provisória 144, que define as regras do setor elétrico brasileiro. O tema está subdividido em duas partes, onde serão apreciados Mandados de Segurança e outras Adins sobre o assunto.

No dia 5 de agosto, o tema das votações em plenário será a proibição do funcionamento dos bingos; no dia 12, sobre a alíquota zero do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); no dia 18, a contribuição previdenciária dos servidores inativos; no dia 25, a contratação temporária de pessoal técnico pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE); e no dia 26, a progressão no regime de cumprimento da pena em crimes hediondos.

A pauta será atualizada semanalmente para excluir processos já julgados e incluir novos e será publicada na página do STF na internet.