Vice-ministro de Recursos Hídricos da China visita a ANA

06/07/2004 - 18h40

Brasília - As semelhanças existentes entre os problemas e as soluções na área de recursos hídricos do Brasil e da China, que podem facilitar uma cooperação bilateral no setor, motivaram a visita do vice-ministro Suo Lisheng, acompanhado de diretores e gerentes do Ministério dos Recursos Hídricos da República Popular da China ao Brasil.

O vice-ministro e a delegação chinesa estiveram nesta terça-feira na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília. Recebidos pelo diretor-presidente Jerson Kelman e o diretor Benedito Braga, além de superintendentes, as autoridades chinesas conheceram a política brasileira de recursos hídricos, bem como a missão e o papel da ANA na regulação da água bruta no Brasil.

O vice-ministro chinês apresentou um quadro geral da situação e gestão das águas em seu país.

Depois do encontro, a diretoria da ANA e as autoridades chinesas identificaram áreas de interesse comum para um trabalho conjunto, já para o próximo ano. As cinco áreas eleitas são: racionalização do uso da água, tarifação de água bruta, conservação de solo e água, controle de enchentes e transposição de águas entre bacias hidrográficas.

De Brasília, a delegação da China segue para Manaus, onde serão recebidos pelo diretor da ANA, Marcos Freitas, que vai mostrar o trabalho da Agência na área de monitoramento de informações hidrológicas e medição demonstrativa de vazão no encontro das águas dos rios Negro e Amazonas. Além de acompanhá-los numa visita ao INPA, Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia. No local, onde serão recebidos pela diretoria do Instituto, os chineses terão a oportunidade de conhecer o Bosque da Ciência e um pouco mais sobre o trabalho do INPA. Em seguida, a comitiva chinesa segue para o Paraná, além de uma visita a Usina Hidrelétrica de Itaipu, vão conhecer as Cataratas do Iguaçu.

As informações são da ANA.