São Luís sedia Fórum das Cidades Históricas

06/07/2004 - 7h07

São Luís, 6/7/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Fórum das Cidades Históricas terá como tema "Cultura, Turismo e Desenvolvimento" e discutirá até sexta-feira (9) as experiências de preservação das cidades brasileiras consideradas Patrimônio Mundial, além de alternativas para revitalização de sítios históricos.

Nos dois primeiros dias, o público poderá participar das atividades. Após a abertura do fórum, às 21h, na Casa do Maranhão, serão inauguradas as exposições "Cidades Patrimônio Mundial" (Unesco/CEF) e "Programa Monumenta" (Iphan/Monumenta). A promoção é da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial, Prefeitura de São Luís, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Caixa Econômica Federal e ministérios da Cultura, do Turismo e das Cidades.

Durante o encontro serão formados grupos de trabalho para discutir inclusive a execução de planos para as cidades históricas. Segundo a coordenadora do Núcleo Gestor do Centro Histórico de São Luís, Karla Nunes, o Fórum será o momento para debate das alternativas aos problemas comuns enfrentados por essas cidades.

Estarão em discussão temas como "Sustentabilidade econômica na preservação do patrimônio", "Patrimônio imaterial como atrativo turístico", "Política habitacional nos sítios históricos", "Educação patrimonial como fator de preservação e desenvolvimento das cidades", "Plano Diretor", "Reabilitação de áreas centrais" e "Acessibilidade".

Participarão do encontro a representante da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Jurema Machado; o secretário executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira; a secretária de Programas Urbanos do Ministério das Cidades, Raquel Rounik; o presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Antônio Augusto Arantes, além de prefeitos e técnicos das nove cidades brasileiras consideradas Patrimônio Mundial e os representantes de outras 49 cidades históricas do país.

São cidades Patrimônio Mundial, além de São Luís, Salvador (BA), Olinda (PE), Brasília (DF), Goiás (GO), São Miguel das Missões (RS) e as mineiras de Congonhas, Diamantina e Ouro Preto.