BNDES lança fundo de ações para pequenos investidores

06/07/2004 - 18h41

Liésio Pereira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômicos e Social (BNDES) lançou hoje, em cerimônia na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), o primeiro Fundo Indexado negociado em bolsa da América do Sul. O novo fundo permite que os pequenos poupadores possam investir na bolsa, com valor mínimo de R$ 300. O BNDES garante a aplicação, ou seja, se a aplicação por um ano der prejuízo, o banco garante ao menos a devolução exata do valor investido.

O novo fundo, Papéis Índice Brasil Bovespa (PIBB), está sendo formado com R$ 600 milhões do BNDES, e é formado pelas 50 ações mais negociadas na Bovespa que, juntas, formam um índice específico, o IBRx50. A aplicação mínima é por um ano. Após esse período, o investidor pode resgatar seu investimento. Se a variação do índice IBRx50 for positiva, ele ganha a remuneração correspondente; se for negativa, o BNDES banca a devolução do investimento inicial.

Segundo o diretor financeiro do BNDES, Roberto Timótheo da Costa, o fundo nasce de uma solicitação do presidente Luiz Início Lula da Silva, ainda quando candidato, e das principais centrais sindicais do país, para a criação de mecanismos que permitam aos trabalhadores também investir nas bolsas.

"Estamos deixando claro para o mercado que o nosso alvo primeiro é o pequeno investidor. Queremos atrair esse pequeno investidor", explicou o diretor do BNDES, esclarecendo que o fundo também permite a entrada de empresas.