Polícia Federal inicia operação Rosa dos Ventos

05/06/2004 - 17h40

Brasília, 5/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Polícia Federal iniciou hoje em todo o país a operação "Rosa dos Ventos", dentro do Dia Internacional do Meio Ambiente, que se comemora neste sábado.

A meta é o combate ao crime ambiental e ao tráfico de animais silvestres a nível interno e internacional. Essa prática acontece em todos os estados e movimenta cerca de US$ 10 bilhões por ano. Quinze por cento desse total envolvem animais da fauna brasileira, muitos com espécies em extinção.

A previsão é que a cada ano 12 milhões de animais sejam capturados ilegalmente no país sendo que 30% deles são enviados ao exterior.

A criação de 27 Delegacias de Combate ao Crime Ambiental e ao Patrimônio Histórico permitiu o aumento das ações de combate aos crimes ambientais, já tendo sido apreendida grande quantidade de carnes de jacaré, ovos de tracajá, uma espécie de tartaruga, e muitas toneladas de peixes de pesca proibida. O tráfico é facilitado nos estados onde existem portos fluviais, pontos propícios para a escala dessa atividade clandestina.

Os animais capturados ilegalmente no País são encontrados em feiras livres, em rodovias e em aeroportos regionais e internacionais.

No princípio deste mês foi realizada a operação "Pindorama" em Brasília e nos estados de Rondônia, Amapá, Pará, Mato Grosso, Goiás e São Paulo. Na ocasião foram cumpridos mandados judiciais de busca e apreensão e de prisão temporária, tendo sido apreendidas mais de 1000 peças e presas 11 pessoas. As informações foram dadas pela Polícia Federal.