Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A conta de luz deverá ficar 0,92% mais cara por causa da revisão dos valores da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O encargo é utilizado para subsidiar a geração de energia de termelétricas, em especial nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O custo extra vai ser repassado para o consumidor na hora da revisão anual das tarifas de cada distribuidora.
Segundo a Aneel, a revisão teve de ser feita para atender lei aprovada no ano passado que obriga a incorporação do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) sobre a compra de combustíveis para a geração de energia em usinas dos Sistemas Isolados à CCC. Por causa da incorporação, o montante da conta passou de R$ 2,8 bilhões para R$ 3,3 bilhões.
A Aneel calcula a conta com base numa previsão de geração de energia através de térmicas realizada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico e pelo Grupo Técnico Operacional da Região Norte (GTON) anualmente. As distribuidoras pagam todo mês as cotas da CCC.