Aumenta o número de alunos reprovados no ensino fundamental

02/06/2004 - 15h30

Brasília, 2/6/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgou hoje a sinopse do censo escolar que aponta o crescimento do número de alunos reprovados no ensino fundamental. Segundo os dados, em 2002, quatro milhões de alunos foram reprovados, número bem superior ao de 2001, quando foram reprovados 3,87 milhões. Os aprovados em 2002 chegaram a 28 milhões

Um dado positivo mostrado pela pesquisa foi a diminuição do número de estudantes que abandonaram o ensino fundamental: 2,7 milhões em 2002, contra 3,4 milhões em 2000. De acordo com o Ministério da Educação, o abandono caiu devido aos programas sociais do governo como o bolsa escola e o bolsa famíia.

No ensino fundamental 45 por cento das reprovações aconteceram na região nordeste. O secretário de ducação Básica, Francisco das Chagas Fernandes, afirmou que a região reflete as disparidades sociais no Brasil.

No ensino médio, os números mostram que 1,1 milhão de estudantes abandonaram a escola em 2002. Outros 747 mil foram reprovados. Nos dois casos os números apresentaram crescimento em relação aos anos anteriores.

Para reverter este quadro, o governo está investindo em quatro eixos. O secretário Francisco das Chagas explicou que o principal deles é a criação do FUNDEB, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educaão Básica, que deve substituir o atual FUNDEF. A criação do Fundeb ainda está sendo discutida e um modelo deverá ser apresentado no segundo semestre. Para o secretário, após o redimensionamento do financiamento educacional será possível criar um novo piso salarial para os professores.

Outro eixo de atuação é a implantação em todo o país de nove anos no ensino fundamental. O aumento em um ano no tempo de estudo já está sendo positivamente comprovado em três estados: Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Maranhão.

O terceiro ponto enfocado pelo secretário é o investimento na formação de professores, que contarão com o apoio de 20 universidades no país. As universidades receberão R$2 milhões a cada 4 anos, para desenvolver estratégias de aperfeiçoamento dos professores.

A secretaria também pretende investir na formação de professores de educação infantil, que será o quarto eixo de atuação do MEC para melhorar o nível do ensino no país.

Francisco das Chagas anunciou ainda que em 2005, pela primeira vez, alunos do primeiro ano do ensino médio vão receber livros didáticos. O projeto piloto vai beneficiar 1,3 milhão de alunos com a distribuição de livros de português e matemática.