Ricúpero: Unctad expressará nova geografia defendida por Lula

31/05/2004 - 12h15

Spensy Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – "Vai se dar uma expressão concreta àquilo que o presidente Lula tem chamado uma nova geografia do comércio", afirmou o embaixador Rubens Ricupero em referência à reunião da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad), que acontece entre os dias 13 e 18, em São Paulo.

Ricupero concedeu entrevista a jornalistas em Brasília, na última sexta-feira, e disse ainda que a expressão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva servirá como mote nas discussões do evento. "É uma frase muito feliz, ao meu ver, e vai ser praticamente o lema da conferência".

Para o embaixador, que é secretário-geral da Unctad desde 1995, o acerto da expressão se deve ao fato de que "hoje o comércio Sul-Sul, entre os países em desenvolvimento, não é mais uma promessa, é uma realidade".

"Mesmo para os países avançados, o comércio com o mundo em desenvolvimento já é muito expressivo", afirmou ainda Ricúpero. Para justificar sua argumentação, o embaixador recorreu aos números: "Para o Japão, esse comércio representa 49% do total, quase metade, em grande parte por causa da China e dos outros asiáticos, as 41 economias da Ásia e do Pacifico estão crescendo e vão crescer durante 10 anos a 6%. Para os EUA, representa hoje 43%. Portanto, o comércio com o Sul não é uma alternativa para o comércio com o Norte, é um complemento. E isso deve se acentuar".

Ricupero destacou ainda o crescimento da China, lembrando que, no ano passado, as vendas para o país representaram 10% das exportações argentinas e quase 7% das exportações do Brasil. "Cada vez mais, está perto o dia em que o comércio entre países gigantescos como Índia, China, Brasil, África do Sul, provavelmente vai representar mais de 50% do comércio mundial", afirmou.

Para o embaixador, essa nova geografia do comércio atinge o Brasil "positivamente". "O Brasil aumentou as exportações em 21% em 2003. É um dado fantástico, quando se pensa que o comércio mundial cresceu só 4,7%".

Mais informações sobre a reunião podem ser obtidas no endereço http://www.mre.gov.br/Unctad/