Pesquisa revela satisfação do consumidor com distribuidoras de energia elétrica

31/05/2004 - 18h28

Rio, 31/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - O consumidor residencial brasileiro de energia elétrica está satisfeito com os serviços das empresas distribuidoras. A pesquisa anual sobre o Índice de Satisfação da Qualidade Percebida (ISQP), realizada pelo Instituto Vox Populi em março para a Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), mostra que 74,2% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços das concessionárias de energia elétrica. Foram entrevistados 25 mil consumidores.

O resultado supera em 2,5 pontos percentuais o apurado no ano passado, de 71,7%. De acordo com o assessor da Abradee, Pedro Eugênio Pereira, na comparação com o início da pesquisa, em 1999, a evolução observada foi de 1,31 ponto percentual ao ano. No primeiro ano da série, o índice de satisfação foi de 66,2%.

O sul do país continua apresentando o mais alto índice de satisfação entre os consumidores, de 81,5%, revelou a pesquisa. Homogeneidade e boa qualidade dos serviços explicam o fato, disse Pereira. Ele observou, porém, que mesmo apresentando o mais alto índice do Brasil, com 0,92 ponto percentual por ano de crescimento, a região Sul é suplantada pela taxa de crescimento anual registrada pelo Sudeste (1,46 ponto percentual) e, principalmente, pelo Nordeste, de 2,01 pontos percentuais.

Pereira considerou positivo o aumento do grau de satisfação dos consumidores nordestinos. Para ele, isso mostra redução das diferenças com os consumidores do sudeste e do sul, e revela que o nível de qualidade dos serviços prestados na região está se aproximando da média Brasil.