Lula diz que comunidade internacional reconhece capacidade do país de contribuir para a paz

31/05/2004 - 18h22

Brasília, 31/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - Ao se despedir hoje na Base Aérea de Brasília dos militares que integrarão as Forças de Paz da ONU no Haiti, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que está confiante de que as Forças Armadas brasileiras vão cumprir a missão de levar a paz e restabelecer a democracia naquele país. "O Brasil sente grande orgulho pelo convite que lhe foi feito para acomodar a missão de paz no Haiti. A comunidade internacional reconheceu a capacidade e a vontade de nosso país de dar a sua contribuição para a paz no mundo", afirmou Lula.

Ele explicou que o Brasil aceitou o comando da operação de paz estabelecida pela ONU porque buscou refletir as preocupações de nossa região com o povo haitiano e a comunidade internacional. "A manutenção da paz tem seu preço, e esse preço é o da participação", defendeu.

O presidente pediu um compromisso de longo prazo por parte da comunidade internacional em apoio à construção econômica e institucional do Haiti.

Hoje, 150 militares embarcaram para o Haiti em quatro aviões da Força Aérea Brasileira. A previsão de chegada à capital haitiana, Porto Príncipe, é por volta do meio dia desta terça-feira. A tropa fará pernoite em Boa Vista (Roraima).

Lula deixou sua mensagem de apoio e confiança também aos militares brasileiros que embarcaram para o Haiti na última sexta-feira. Já deixaram o Brasil 202 militares, a maioria de navio. Eles devem chegar à capital haitiana daqui a oito dias.

Os brasileiros que embarcaram de avião na última sexta-feira já estão instalados em Porto Príncipe. Eles assumem amanhã o comando da Força de Paz da ONU. No próximo dia 18, embarcam mais 846 militares. O primeiro contingente está indo ao Haiti com a missão de realizar os preparativos para a chegada e instalação do efetivo completo. No total, serão 1.200 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica que integrarão a missão da ONU para a estabilização daquele país. O envio das tropas foi aprovado pelo Congresso Nacional.

Segundo o general-de-brigada Américo Salvador de Oliveira, que comanda a tropa brasileira, todos os que fazem parte do contingente estão seguros e preparados para realizar sua missão. "Todos foram muito bem treinados e capacitados para atuar, e estão felizes por ajudar aquele país", afirmou o general, que embarcou hoje para o Haiti.

Ele ressaltou que pela experiência que o Brasil tem em participação em missões de paz, as Forças Armadas terão sucesso no Haiti. O Brasil contabiliza cerca de 20 atuações nos continentes americano, europeu, africano e asiático, desde 1947.