Começa amanhã no Rio simpósio sobre responsabilidade social nas Américas

08/05/2004 - 13h32

Rio, 8/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - Começa amanhã no Rio o III Simpósio de Responsabilidade Social Empresarial nas Américas. O evento tem como meta estabelecer uma agenda de compromissos do segmento empresarial e da sociedade civil organizada, alinhada com o Pacto Global das Nações Unidas, que estabelece princípios de respeito aos direitos humanos, no trabalho e ao meio ambiente.

A informação é do vice-presidente da entidade promotora, Associação Regional de Companhias de Petróleo e Gás da América Latina e do Caribe (Arpel), Izeusse Dias Braga Júnior, também gerente de Comunicação Internacional da Petrobrás. O executivo adiantou que a Petrobrás já aderiu ao novo princípio de combate à corrupção, que será ratificado pela ONU em junho próximo. São parceiros da Arpel no evento o Instituto Ethos, a Petrobras, as Organizações Globo e o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás.

Sediada em Montevidéu, no Uruguai, a Arpel passou por uma reestruturação que resultou na expansão de suas atividades, que agora se destinam não só a estatais, mas a empresas privadas de outros continentes, com interesses na América Latina. Alguns exemplos são a Chevron Texaco, dos Estados Unidos, a Repsol, da Espanha, e a Statoil, da Noruega. Hoje, a entidade congrega 32 grandes companhias de todo o mundo.

O objetivo do simpósio é gerar um espaço de interação das empresas do setor de energia com companhias de outros setores, o meio acadêmico, ONGs e a sociedade civil, possibilitando o intercâmbio de experiências. "A responsabilidade social se constitui hoje em um dos principais fundamentos da Arpel, em seus 38 anos de vida, junto com o compartilhamento do conhecimento entre todas as empresas e a integração regional", informou Braga Jr.

Antes da aprovação do Pacto Global, proposto pelo secretário geral da ONU, Kofi Annan, uma reunião realizada em setembro de 2000 dos 189 chefes de estado do mundo reafirmou a Declaração do Milênio, que estabeleceu os objetivos de desenvolvimento para o período. Entre as propostas formuladas estão a erradicação da fome e do analfabetismo, redução da mortalidade infantil, igualdade de gênero e adoção de práticas efetivas de proteção ao meio ambiente.

A Petrobras aderiu ao Pacto Global da ONU em outubro do ano passado. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi escolhido para falar aos líderes globais sobre a responsabilidade social dos governos e empresariado, na próxima Reunião de Cúpula dos presidentes dos grandes conglomerados mundiais na ONU, marcada para 24 de junho.

Segundo frisou Braga Jr, a responsabilidade social corporativa e empresarial está vindo à tona com muita força."O envolvimento das empresas é fundamental para que essas questões comecem a ser administradas da forma adequada", avaliou.

O simpósio será aberto por Braga Jr, e pelo diretor de Exploração e Petrobras, Guilherme Estrella. Na segunda-feira (10), o secretário-geral da Arpel, José Felix Garcia Garcia, abrirá as palestras, explicando o conteúdo conceitual do simpósio. O encerramento, no dia 11, será feito pelo presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra. Amanhã, o presidente Lula deve ser representado pelo ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini.