Londres (Inglaterra), 5/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - O setor de cosméticos do Brasil, que cresce cerca de 5% ao ano, deve aumentar a participação no mercado europeu. A estimativa é do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Cosméticos (Abihpec), João Carlos Basílio. Segundo ele, o setor vende hoje para mais de 110 países. As vendas deixaram de se concentrar na América do Sul. O mercado mundial de produtos de higiene pessoal e de beleza movimenta US$ 230 bilhões. O Brasil tem uma fatia de 4% desse comércio.
Segundo Basílio, eventos como os que ocorrem este mês na Selfridges, uma das maiores redes de departamentos da Inglaterra, que está promovendo produtos brasileiros, devem ampliar as vendas ainda mais.
"Os arábes estão fascinados com os nossos produtos. Agora queremos fazer o mesmo aqui na Europa", disse Carlos Basílio.
A indústria de cosméticos é uma das que mais cresce no mundo e o produto brasileiro é um dos mais compatitivos. Em países da Europa, o mesmo produto pode custar cinco vezes mais que o similar vendido no Brasil.
"Como a renda per capita na Europa é maior, a tendência é que as vendas de comésticos também sejam maiores", informou.