Polícia Federal encerra dia de buscas a corpos de garimpeiros

17/04/2004 - 19h01

Brasília, 17/4/2004 (Agência Brasil - ABr) - O superintendente da Polícia Federal em Rondônia, Marco Aurélio Moura, determinou, há pouco, o encerramento das buscas aos corpos dos garimpeiros mortos na reserva indígena Roosevelt. Há uma semana, três corpos baleados foram encontrados pela PF na área onde, na Semana Santa, índios e garimpeiros disputaram o controle de uma mina de diamante. A operação de busca aos corpos foi retomada na quarta-feira e prossegue amanhã (18).

"Trinta policiais federais acampam na reserva esta noite. Eles estão com os técnicos da Funai que conseguiram ir ao local do confronto com os índios e viram os mortos", informou Moura. Segundo ele, ainda não está confirmado o número de mortos na reserva. Os agentes que entraram na área na manhã de hoje permanecem incomunicáveis. "Os policias saíram com a orientação de abrir uma clareira na área com facões e motosserras. Apesar de a região ser de mata densa, acredito que o resgate dos corpos será feito amanhã."

Relatos de garimpeiros e técnicos da Fundação Nacional do Índio ao presidente do órgão, Mércio Pereira Gomes, dão conta de 26 novos corpos, todos em avançado estado de decomposição. "Não é possível nem precisar o número de corpos, porque nem todas as cabeças estão no lugar", revelou Gomes.