Brasília, 17/4/2004 (Agência Brasil - ABr) - O primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso foi um sucesso. Dados parciais da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, indicam que até as 12 horas de hoje, mais de 1,7 milhão de pessoas foram vacinadas contra gripe em todo o país.
O resultado representa uma cobertura de 11,3% do total da população de 15.212.532 idosos brasileiros. Em relação à meta de vacinação, que é 70% do público-alvo - 10.648.772 pessoas – o percentual de cobertura é de 16,1%.
O primeiro dia de vacinação mobilizou 265 mil profissionais de saúde e 46 mil veículos, incluindo embarcações e aeronaves em regiões de difícil acesso, em especial na Amazônia. A campanha vai até o dia 30 de abril e a vacina estará disponível em 57 mil postos de saúde.
A abertura oficial da campanha de 2004 foi realizada em São Paulo e contou com presença do ministro da Saúde, Humberto Costa, e do governador do estado, Geraldo Alckmin. Além da vacina contra a gripe, os postos de saúde aplicaram, gratuitamente, doses da Dupla Adulto, que protege contra difteria e tétano. A Dupla Adulto foi aplicada nos idosos que não completaram a série de três doses ou não tomaram o reforço após dez anos.
A campanha conta também com a vacina contra um tipo de pneumonia, a pneumocócica, para idosos internados em hospitais, casas geriátricas e instituições assistenciais que não tenham recebido a dose nos últimos cinco anos.
O resultado final da vacinação do idoso contra gripe será divulgado no dia 31 de maio.