Para Humberto Costa, Brasil tem mais conquistas do que desafios na Saúde

13/04/2004 - 21h55

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - O ministro da saúde, Humberto Costa, afirmou hoje no Recife, durante a abertura do Fórum Internacional de Saúde, que o Brasil tem mais conquistas a comemorar do que desafios a enfrentar, na adoção de políticas públicas de saúde.

Ele disse que uma das experiências bem sucedidas é o Sistema Único de Saúde SUS, que vem assegurando há 14 anos o direito assistência médica a mais de 60 milhões de brasileiros, o que não acontecia antes da constituição de 1988. O ministro disse que o Brasil desenvolveu programas importantíssimos reconhecidos internacionalmente como o de erradicação da poliomielite e do sarampo, o programa da AIDS e a política de acesso da população a medicamentos de alto custo.

O ministro, no entanto, reconheceu que apesar dos avanços ainda há muitas imperfeições a ser corrigidas principalmente no sentido de reduzir filas para obtenção de consultas e de marcação de cirurgias.

O fórum, promovido pelo Banco Mundial, reúne representantes de 52 países que irão discutir até sexta-feira estratégias para superar as dificuldades de acesso da população mais pobre aos sistemas de saúde.

Participaram da solenidade de abertura do evento o governador Jarbas Vasconcelos, o diretor para o Brasil e vice-presidente do Banco Mundial, Vinod Thomas, o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, Waldemar Wirsig, entre outras autoridades.