Terminal de grãos do Maranhão começa a operar até o fim do ano

13/04/2004 - 11h57

Brasília, 13/4/2004 (Agência Brasil - ABr) - Até o final deste ano será construída a primeira etapa do Terminal de Grãos do Maranhão, no Porto do Itaqui, em São Luís. A afirmação é do presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Fernando Filho.

Segundo ele, o projeto é de fundamental importância para garantir o escoamento da produção de grãos do sul do estado e da Região Centro-Oeste do país. Está orçado em R$ 142 milhões e terá investimentos públicos e privados.

Nas obras civis de construção do terminal de grãos serão aplicados R$ 59,92 milhões. A montagem dos equipamentos, entre eles um carregador de navios, custará R$ 82,30 milhões.

Segundo a EMAP, a primeira etapa do projeto será concluída em 2006. O terminal de grãos terá seis silos com capacidade para armazenar até 300 mil toneladas de grãos. INicialmente serão construídos três silos, cada um com capacidade de 60 mil toneladas.

Nesta primeira etapa estará garantida uma movimentação de seis milhões de toneladas de grãos, capacidade que vai dobrar quando for concluída a segunda etapa do projeto. Devido ao crescimento significativo da produção de grãos, sobretudo de soja, que é escoada no berço 105 do Porto do Itaquí, operado pela Vale do Rio Doce, hoje se torna necessária a construção do Terminal de Grãos (Tegram) no Porto.

A Vale do Rio Doce já contratou até o fim do ano 1,6 milhões de toneladas de soja, das quais 1.450 milhões de toneladas são de grãos de farelo.

Já a safra de soja deste ano começou a ser escoada pelo porto da Vale. Foram embarcadas cerca de 66,7 mil toneladas de grãos em um navio de bandeira grega que deixou o Pier II da Ponta da Madeira na área do Itaquí com destino as Espanha.

Segundo informou o gerente comercial da CVRD, Evaldo Barbosa, pela programação chegam este mês quatro navios, e mais cinco em maio, para o embarque de soja da região sul do Maranhão e dos estados do Piauí e Tocantins para o mercado internacional. Devem ser embarcados pelo Pier II cerca de 1,5 milhão de toneladas de soja contra 941 toneladas transportadas no ano passado. Cerca de 80% dos grãos vem da região de Balsas, no sul do estado.