Nova direção do TST toma posse hoje

13/04/2004 - 7h29

Brasília - A cerimônia de posse dos novos dirigentes do Tribunal Superior do Trabalho será hoje, às 16h, na Sala de Sessões do Pleno do TST. A nova direção, eleita para o biênio 2004/2006, é composta pelo presidente, ministro Vantuil Abdala, vice-presidente, ministro Ronaldo Lopes Leal e pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Rider de Brito.

A sessão solene será aberta oficialmente pelo presidente do TST, ministro Francisco Fausto, após o anúncio da composição da Mesa que terá a presença de representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Na oportunidade, os demais ministros do TST ocuparão seus lugares na bancada.

Em seguida, autoridades e convidados ouvirão o Hino Nacional brasileiro a ser executado pela soprano Janete Dornellas, sob o acompanhamento do quarteto de cordas Tocatta de Brasília. A etapa subseqüente da cerimônia está reservada para palavras do ministro Francisco Fausto, sua última manifestação à frente da Presidência do TST, que passará a ser ocupada pelo presidente eleito, ministro Vantuil Abdala.

Tão logo o ministro Vantuil Abdala preste o compromisso de posse e assine o termo de posse, passará a ocupar a Presidência do TST e, seu primeiro ato oficial, será o de empossar, na mesma solenidade, o novo vice-presidente do TST e o novo corregedor-geral da Justiça do Trabalho.

Após a posse, a palavra será passada ao ministro Luciano de Castilho que, em nome do TST, fará a saudação dos novos dirigentes do TST, por meio de um discurso. A procuradora-geral do Trabalho, Sandra Lia Simon, será a próxima a discursar e será seguida pelo advogado Cássio Mesquita de Barros Jr., que falará em nome do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Após essas três manifestações, o último discurso da cerimônia será proferido pelo novo presidente do TST, ministro Vantuil Abdala, a quem caberá também encerrar a sessão solene. Uma vez terminado o ato, os recém-empossados receberão os cumprimentos dos presentes.

As informações são do site do TST.

13/04/04