Porto Alegre, 24/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A tuberculose atinge cerca de cinco mil pessoas por ano no Rio Grande do Sul, com morte de aproximadamente 350. Os dados foram divulgados hoje, durante seminário que marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, promovido pela Rede Nacional de Pesquisa da doença, no Hospital São Lucas, da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS). Representantes do Ministério da Saúde e especialistas de todo o país debatem novos métodos de diagnósticos, drogas, vacinas, e pesquisas operacionais sobre o Programa Nacional de Controle da Tuberculose, doença infectocontagiosa causada pelo Bacilo de Koch, descoberto por Robert Koch em 24 de março de 1882.
Nesta Semana Nacional de Controle, as Secretarias Estadual e Municipal da Saúde, procuram conscientizar a população no estado para a importância do diagnóstico da doença, considerada um dos principais problemas de saúde pública em vários países do mundo. Desde a última segunda-feira (22) estão sendo distribuídos panfletos de divulgação de ações e esclarecimento à população sobre características, sintomas e tratamento.
Segundo a coordenadora de Pneumologia da Secretaria de Saúde, Elaine Ceccon, em 2003 foram registrados 1.439 casos novos de tuberculose em Porto Alegre, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Mais de 50% dos casos são da forma pulmonar positiva, a mais contagiante da doença.
Elaine explica que a tuberculose é transmitida por via respiratória. Uma pessoa portadora de tuberculose pulmonar ao tossir, espirrar ou falar alto elimina bacilos pelo ar que podem ser inalados por outras pessoas. Dentre essas, somente cerca de 10% adoecem e necessitam de tratamento específico.Os principais sintomas são tosse e expectoração com mais de 3 semanas de duração, emagrecimento, febre, em geral baixa e no final do dia, suores, mais comuns durante a noite.
A tuberculose é doença totalmente curável e o seu tratamento, que dura seis meses, é fornecido exclusivamente nos postos de saúde de referência para tratamento de tuberculose, não sendo vendido em farmácias. Em Porto Alegre, existem 10 unidades de tratamento para tuberculose, como o Centro de Saúde Navegantes (zona norte), Centro de Saúde Modelo (zona central), e CS Vila dos Comerciários (zona sul).