Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Apesar da divulgação da taxa de desemprego de 19,8% em São Paulo, uma das mais altas desde 1985, o ministro do Planejamento, Guido Mantega, estimou hoje, na sede do BNDES, que o Brasil deverá terminar o ano de 2004 com nível de desemprego menor que os 11,2% apurados em 2003.
Ele pediu um pouco mais de paciência à população e garantiu que a questão do desemprego é a preocupação principal do governo. "A taxa de desemprego subiu muito nos governos anteriores, atingiu o ápice no ano passado e agora começa a reagir. No final de 2003, houve uma melhoria e em seguida ocorreu uma flutuação sazonal, característica do início do ano", informou.
Mantega analisou que, infelizmente, o desemprego reage depois que começam os investimentos. A partir daí é que há a contratação de mais trabalhadores, explicou, acrescentando que somente aí é que os índices começam a se mover.
Segundo o ministro, existe uma certa demora entre a retomada do crescimento, feita muitas vezes usando capacidade ociosa das empresas, e a decisão de ampliação de suas atividades. "Nós temos que ter um pouco mais de paciência porque esses índices aparecerão à medida em que esses investimentos forem se consolidando".