Projetos de gás natural da Petrobras darão conta da demanda nordestina, diz diretor da empresa

24/03/2004 - 10h57

Brasília, 24/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Para atender a demanda de gás no Nordeste a Petrobras está com três projetos em andamento: o gasoduto de Campinas/Rio, que tem como principal objetivo transportar gás boliviano para o Nordeste; projeto Catu/Pilar (malhas nordeste) entre Bahia e Pernambuco e, por último,o Gasene que deve ligar gasoduto do Rio de Janeiro ao Nordeste.

Após a conclusão, a Petrobras pretende dar andamento ao projeto Manati, que consiste na construção de um gasoduto no sul da Bahia "Baía de Camamu", para produção de gás natural. "A demanda prevista para os próximos anos não é suficiente com a atual infra-estrutura. Com esses quatro projetos pronto teremos condições de atender a todo o Nordeste", afirmou o diretor de gás e energia da Petrobrás, Ildo Luiz Sauer, reunido hoje com a bancada do Nordeste.

Os financiamentos são de US$ 2,571 bilhões, sendo que apenas para o Manati haverá recursos de US$ 1 bilhão. "Os financiamentos já foram aprovados, porém ainda esbarramos com o licenciamento do Ibama que ainda não foi concedido", afirmou Sauer.