Brasília, 24/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Projeto de Lei complementar que propõe
a retomada da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) está no congresso e deve ser votado ainda na próxima semana.
De acordo com Leônidas Alves, coordenador do programa "Acolhe Nordeste", implantado na sexta-feira, 19, que tem como objetivo trabalhar no retorno da Sudene, é necessário uma reinstitucionalização e não a sua reconstrução. "É preciso manter continuidade da gestão anterior. O que queremos é dar andamento aos projetos que ficaram estagnados", afirma.
O problema enfrentado para essa reinstitucionalização é a engenharia financeira. Existem duas frentes no Congresso: uma que acredita que a Sudene possa voltar com recursos do governo, e, a outra, com recursos que já estão atualmente previstos no orçamento de 2004, de R$ 800 milhões. "O projeto de lei completar, que propõe o retorno da Sudene, será votado haja ou não a definição de recursos", ressaltou Leônidas Alves.