Brasília, 24/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Dia de Campo na TV que a Embrapa promove na 6ª feira (26), das 9h às 10h (horário de Brasília), abordará o umbu como opção de renda no Semi-Árido. O umbuzeiro é uma das principais fontes de renda para uma expressiva quantidade de famílias das regiões secas do Nordeste. Fruto largamente consumido na região, é comercializado in natura e por isso, a atividade produtiva fica restrita aos meses de colheita.
O processamento do umbu na forma de doces, geléias, sucos e picles torna-se uma alternativa para elevar a renda das famílias rurais. Além disso, a Embrapa vem desenvolvendo técnicas simples de armazenamento da polpa em temperatura ambiente que possibilitam ao produtor dispor da matéria-prima para processamento durante o ano inteiro, garantindo renda mesmo fora dos meses de safra de umbu.
O Dia de Campo na TV é transmitido ao vivo do estúdio da Embrapa Informação Tecnológica, em Brasília, para todo o país, via satélite. Para assistir, basta sintonizar uma antena parabólica na polarização horizontal, banda C, transponder 6A2, freqüência 3930 Mhz, sinal aberto, ou uma antena doméstica, banda L, freqüência 1220 Mhz. O programa também é exibido pelo Canal Rural (Net, Sky e parabólica: freqüência 4171 Mhz, transponder 12A2, polarização horizontal).
O programa interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas a partir de perguntas recebidas, durante o programa, pelo telefone 0800-701-1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 273.8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br. (Ascom Embrapa)