Pesquisa da Unicef revela condições de vida da primeira infância na região Norte

24/03/2004 - 17h44

Brasília, 24/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou hoje uma pesquisa que revela as condições do desenvolvimento infantil na região Norte do país. O estudo verificou se as condições da Amazônia são favoráveis ou desfavoráveis para o desenvolvimento de crianças da chamada primeira infância, de zero a seis anos.

De acordo com o coordenador do Unicef na Amazônia, Jacques Schwarzstein, uma das principais constatações é que a região Norte tem os piores dados relacionados ao saneamento ambiental. Somado a isso, não há agentes comunitários de saúde para orientar as famílias. "O programa de Agentes Comunitários de Saúde serve justamente para neutralizar um pouco a falta de saneamento básico, na medida em que aparelha as famílias para a vida em condições de precariedade", afirma.

Schwarzstein explicou que a finalidade da pesquisa foi identificar os problemas da região para que os investimentos sejam feitos com eficiência e resolvam os problemas mais graves. Ele disse esperar que os candidatos a prefeitos utilizem esse estudo para elaborar os seus programas de governo. "A nossa tentativa com esse trabalho é contribuir um pouco para que o resto do país perceba melhor quem é a Amazônia e como é que se vive aqui", afirma.

A pesquisa levou dois anos para ser concluída. É a primeira vez em mais de 15 anos que é realizado um estudo desse tipo para a região amazônica.