Recife, 24/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O dia mundial de combate a tuberculose está sendo marcado em Pernambuco por apresentações teatrais e distribuição de panfletos a população, nas ruas, e nas agências dos correios sobre formas de prevenção da doença.
As ações prosseguem até a próxima terça-feira (30). Nos ônibus da região metropolitana foram afixados três mil cartazes explicativos sobre sintomas e prevenção da enfermidade.
No ano passado, a secretaria estadual de saúde registrou 4.225 casos de tuberculose no Estado.
De acordo com o secretário estadual de saúde, Guilherme Robalinho, a tuberculose, que está relacionada a fome e a miséria, continua a se propagar entre a população, por causa da crise do desemprego.
Ele disse que a doença é curável, mas o problema é que 15% dos pacientes abandonam o tratamento com antibiótico, antes dos seis meses necessários para debelar o bacilo.
Profissionais que lidam com casos de tuberculose no Estado vão participar na próxima sexta-feira, (25) de um simpósio, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, para discutir diagnóstico, tratamento e estratégias de prevenção.