Ex-funcionários de bingos engrossam protesto contra desemprego no Rio

24/03/2004 - 13h22

Rio, 24/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Cerca de dois mil trabalhadores ligados à Força Sindical participaram da manifestação pelo Dia Nacional de Luta contra o Desemprego, no centro da Cidade. O protesto ganhou a adesão de ex-funcionários dos bingos fechados por determinação do governo federal. Os manifestantes pediram o fim das demissões e a redução da jornada de trabalho, de 44 para 40 horas semanais.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio, Otton Ramos, de janeiro até agora o Sindicato tem homologado, em média, 750 demissões por dia no setor.Em 2003, segundo ele, aproximadamente 35 mil comerciários perderam o emprego só no município do Rio.

O protesto começou na Cinelândia, de onde os manifestantes seguiram em passeata até a Assembléia Legislativa do Estado. Com palavras de ordem, os trabalhadores reclamavam do não cumprimento da promessa de campanha feita pelo presidente Lula de criar 10 milhões de empregos em todo o país
.
Na Assembléia Legislativa os manifestantes foram recebidos pelos deputados Geraldo Rodrigues, o "Coronel Rodrigues", do PSC, e Paulo Ramos, do PDT. Eles apoiaram o movimento e se comprometeram a articular junto ao presidente da Casa, deputado Jorge Picciani, do PMDB, a realização de uma audiência pública para discutir uma forma de regulamentar os Bingos no Rio de Janeiro e reverter a demissão dos 320 mil funcionários, prejudicados com a proibição do funcionamento das casas de jogos.