Brasília, 24/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Embaixada dos Estados Unidos desenvolve, desde 2002, o programa Jovens Embaixadores, que oferece a estudantes brasileiros, de escolas públicas e privadas, oportunidade de intercâmbio naquele país. O objetivo é permitir que os estudantes conheçam outra cultura, aperfeiçoem seus conhecimentos na língua inglesa e projetem uma imagem positiva do Brasil junto aos americanos.
O primeiro grupo viajou em janeiro de 2003. A visita começa pela capital americana, Washington. Na primeira semana de intercâmbio, os alunos conhecem museus, prédios do governo, monumentos e escolas públicas. Na semana seguinte, o grupo se divide, conhece outras regiões (Nebraska, Illinois, West Virgínia, Indiana e Tennessee) e passa uma semana com uma família americana. Voltando a Washington, os alunos têm a possibilidade de trocar suas experiências e fazer uma avaliação da viagem.
Para a intercambista Isadora Xavier, a experiência adquirida com a viagem foi muito importante. Ela disse que, hoje, pensa em seguir uma carreira diplomática.
Segundo a assessora cultural da Embaixada americana, Márcia Mizuno, ao retornar ao Brasil, os jovens repassam sua experiência aos colegas e professores e desenvolvem projetos de parceria com escolas norte-americanas. O programa conta com o apoio de centros binacionais, da organização não governamental "Companheiros das Américas" e de empresas privadas.
Para participar, o estudante deve ter entre 16 e 19 anos, nunca ter viajado aos Estados Unidos, possuir conhecimentos de inglês e ter boas notas no colégio. Jovens de todas as cidades brasileiras podem participar do projeto. Para outras informações, o interessado deve consultar o site da Embaixada dos EUA: www.embaixada-americana.org.br.