Alunos de alfabetização terão mais dois meses de curso

24/03/2004 - 17h11

Brasília, 24/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O programa Brasil Alfabetizado será integrado ao projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir de agora, todos os alunos da alfabetização terão mais dois meses de curso, passando a permanecer oito meses nas salas de aula. Depois de formado, o aluno poderá continuar os estudos no projeto Educação de Jovens e Adultos.

As mudanças fazem parte da reestruturação administrativa do Ministério da Educação, anunciada hoje pelo ministro Tarso Genro. A meta do MEC é alfabetizar, pelo menos, 1,3 milhão de pessoas até o final de 2004. Para isso, o ministério pretende investir cerca de R$ 180 milhões no Brasil Alfabetizado e R$ 387 milhões no EJA.

"Numa longa discussão com o Conselho Nacional de Alfabetização, descobriu-se que vale a pena fazer mais com menos, ou seja, aumentar o tempo do processo de alfabetização no sentido de aumentar o êxito de alfabetização efetiva das pessoas", explicou o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Ricardo Henriques.