Paraná lidera a pesquisa de queda do número de casos de dengue

13/03/2004 - 10h35

Curitiba, 13/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Paraná foi o estado que teve a maior queda no número de casos de dengue de todo o Brasil, segundo dados apresentados pelo Ministério da Saúde. No primeiro bimestre deste ano, o número de casos autóctones (contraídos dentro do estado) caiu 99,7% em relação ao mesmo período de 2003. O estado que mais se aproximou foi o Rio Grande do Sul, que diminuiu os casos em 94%. Em outros estados os números não foram tão satisfatórios, como o Acre, que diminuiu apenas 7,4%, Tocantins (31,4%) e Minas Gerais (54%). A média brasileira de redução de casos da doença foi de 82%.

"Esse número é resultado das ações preventivas e educativas feitas pelo Paraná desde o inverno do ano passado para prevenir os casos de dengue", analisa o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier, acrescentando que as pessoas devem colaborar para eliminar qualquer depósito de água parada nas suas casas.

Em janeiro, foram registrados apenas três casos autóctones e doze importados (nesse caso a pessoa é contaminada fora do Estado e apresenta os sintomas apenas quando retorna à sua cidade de origem). No mês de fevereiro foram três casos autóctones e cinco importados, segundo levantamento da Secretaria.

No ano passado, o número neste mesmo período chegou a 2.281 casos autóctones confirmados. As notificações de suspeitas de contaminação no Paraná também caíram. Em 2003, foram 5.069 notificações e, neste ano, 999, uma queda de 73,7%.

A redução comprova o resultado positivo das ações preventivas adotadas pelas autoridades sanitárias.