Nielmar de Oliveira,
Repórter da Agência Brasil
Rio - O Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão ligado ao Ministério da Saúde, encerra hoje, ao longo do dia, a última etapa da campanha de prevenção contra o câncer de pele "Não importa a sua praia: De 10 às 16h, salve a sua pele". Durante a realização do evento, que se encerra às 15h, na Praia do Flamengo, na Zona Sul da cidade, haverá distribuição de folhetos, por voluntários e profissionais de saúde do Instituto, sobre os fatores de risco do câncer de pele e os hábitos que devem ser adotados para prevenir a doença.
Ao falar sobre a importância da campanha e os riscos da exposição excessiva ao sol, o chefe do setor de Dermatologia do Inca, Carlos Eduardo Alves dos Santos, alertou também para o fato de que, dos cerca de mais de 400 mil novos casos da doença que ocorrem no país todo ano, cerca de 80 a 90 mil são relativos ao câncer de pele.
"Por isso mesmo esta campanha visa principalmente informar sobre o principal fator de risco do câncer cutâneo, que é a radiação solar, que não faz mal somente à pele, mas também aos olhos, desidrata e leva ao envelhecimento cutâneo", afirma Alves dos Santos.
A campanha de prevenção teve início no dia 14 de fevereiro e desde então percorreu o Piscinão de Ramos e as praias de Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca e Piratininga, em Niterói.
Embora a Sociedade de Dermatologia desenvolva todo ano campanhas preventivas contra a doença, está é a primeira vez que ela é realizada pelo Inca, de maneira informativa e através da distribuição de folhetos explicativos.
Para o chefe do Setor de Dermatologia do Inca, a campanha é apenas o ponta-pé inicial para atitudes mais consistentes de combate à doença. "O Instituto tem idéia de campanhas até mais profundas, como, por exemplo, a de abordar setores produtivos da sociedade que tenham seus empregados mais expostos aos riscos do câncer cutâneo".