Software livre amplia controle de qualidade para o agronegócio

04/03/2004 - 17h49

Brasília, 4/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Embrapa Informática Agropecuária, sediada em Campinas (SP), disponibiliza, até o final do mês, softawares livres para uso de produtores e pesquisadores da área agropecuária. A empresa criou a Rede AgroLivre que inicialmente conta com quatro aplicativos que poderão ser instalados pelos usuários, sem custos.

O Lactus, por exemplo, permite o acompanhamento de toda a vida do rebanho leiteiro, por meio de um cadastro no software e um brinco aplicado no animal. O software oferece relatórios sobre a qualidade do gado, como períodos de cio, informações sobre inseminação, ganho de peso e época de vacinação.

Já os aplicativos HiperEditor e HiperVisual permitem organizar e visualizar informações de uma página na internet de forma hierárquica, no formato chamado de árvore hiperbólica. Segundo a chefe de pesquisa da Embrapa Informática Agropecuária, Sônia Ternes, o sistema é usado também para a criação de telecentros de informação, na internet. "O Ministério do Desenvolvimento, por exemplo, usou esse software para criar o telecentro de informações e negócios", afirma.

O terceiro aplicativo é o Software Científico (Soc), voltado para pesquisadores e estudantes de agropecuária. O sistema tem módulos para tratamento de dados, cálculos, tabelas e gráficos multidimensionais.

Para instalar os aplicativos, o usuário terá que adquirir um código, fornecido pela AgroLivre (www.agrolivre.gov.br) e baixar o arquivo de acordo com as instruções da página. De acordo com Sônia, a quantidade de softwares que poderá ser disponibilizado na rede é ilimitada. "Vamos analisar outro softwares desenvolvidos pela Embrapa para que eles possam estar também na rede agrolivre".