PMDB mantém apoio ao governo e decide por candidaturas próprias

04/03/2004 - 19h58

Leonardo Stavale
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O PMDB terá chapa única para a escolhe da nova direção do partido, marcada para o próximo dia 14. "Tranqüila, chapa única, unidade absoluta", anunciou o deputado federal Michel Temer (SP), candidato à reeleição.

Também foi consenso na reunião de hoje do PMDB, que o partido deverá lançar candidaturas próprias nas eleições municipais deste ano. "O objetivo é levar o partido apoiando o governo, mas de forma independente para se fortalecer elegendo o maior número de prefeitos, deputados e vereadores", informou o ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia.

Para Temer, a crise por que passa o PT não deverá causar problemas para as eleições municipais. "O PMBD não vai explorar eventuais desacertos com outros partidos", disse o deputado. A preocupação do partido, segundo ele, é fazer uma campanha propositiva.

O presidente da Fundação Ulysses Guimarães, deputado federal Moreira Franco (RJ), afirmou que o partido precisa construir um ambiente interno com maioria política para que possa no futuro eleger um presidente da República com a própria sigla. No mesmo sentido Quércia considera que o partido "deve fazer um esforço muito grande para eleger um presidente da República".