Produção de veículos cai 1,8% em fevereiro

04/03/2004 - 16h53

São Paulo, 4/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A produção de veículos em fevereiro caiu 1,8%, na comparação com janeiro, quando foram produzidas 157,4 mil unidades. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve queda de 0,1 ponto percentual. "Apesar de fevereiro ser um mês atípico, e sempre ruim para o setor automobilístico, neste ano foram produzidas 154,5 mil unidades, contra 154,4 no mesmo mês em 2003", disse o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Ricardo Carvalho.

O número de veículos vendidos e emplacados (104,7 mil) caiu 2,5% em relação a janeiro. Na comparação com igual período do ano passado, houve queda de 11,3%. Para Carvalho, um dos motivos foi o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros. Além disso, o executivo apontou o fato de fevereiro ter menos dias úteis.

As exportações de fevereiro caíram 15% na comparação com janeiro. Em relação a igual período do ano passado, as vendas caíram 10,8%. O número de máquinas agrícolas exportadas cresceu 28,2% com relação a janeiro. No acumulado do ano, as máquinas agrícolas tiveram um aumento de 87,8% sobre o primeiro bimestre do ano passado.

O presidente da Anfavea atribuiu o desempenho à diversificação de mercados e ao aumento da produção agrícola nos países do Mercosul. "Quanto às exportações de máquinas agrícolas, o comparativo com o ano passado, que foi recorde, é positivo", afirmou. Segundo ele, a expectativa para este ano é otimista e esses números devem provocar uma revisão nas projeções feitas no início deste ano. "Não temos ainda uma visão clara desses números, mas certamente as previsões ficam em torno de US$ 5 a US$ 6 bilhões", afirmou.