Polícia Federal desmantela quadrilha de adulteração de combustíveis no Rio

04/03/2004 - 14h25

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio - Agentes da Superintendência Rio da Polícia Federal iniciaram, hoje de manhã, uma operação com vista a desmantelar uma quadrilha que vinha atuando na adulteração de combustíveis. Como conseqüência da "Operação 1203", foram expedido e estão sendo cumpridos 15 mandados de prisão e 30 mandados de busca e apreensão em diversos endereços residenciais e comerciais no município de Campos dos Goytacazes e no Rio de Janeiro.

Pela investigação realizada, são atribuídos à organização os crimes de formação de quadrilha, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, entre outros. Segundo informações da Polícia Federal, entre os presos estão empresários, policiais rodoviários federais, fiscais de ICMs da Secretaria de Fazenda do Rio e até um fiscal da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Foram feitas investigações nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, no Distrito Federal e no município de Ponta Porã (MS). Participaram da operação – iniciada em outubro de 2003 – 180 policiais federais, com o apoio da "Missão Suporte", unidade de elite de inteligência, criada por determinação do ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, para reforçar o combate ao crime organizado no estado do Rio.