Paraná recebe missão chinesa para conhecer produção de casulos e seda

04/03/2004 - 9h21

Curitiba, 4/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - Uma comitiva chinesa chega hoje ao Paraná para conhecer detalhes sobre a produção de casulos e seda. Pela manhã, na Emater, a delegação apresentará as intenções técnicas e comerciais às secretarias da Agricultura, Planejamento e Tecpar. Também participarão representantes da Associação Brasileira de Fiação de Seda, e de grandes produtoras de seda do Estado.

O Paraná é o maior produtor nacional de casulos verdes (90%) e responsável por 53% da industrialização, com três grandes empresas de fiação – a Cocamar (Maringá), a Kanebo Silk do Brasil (Cornélio Procópio) e a Bratac (Londrina). A sericicultura é uma atividade desenvolvida por pequenos produtores, instalados principalmente na região Noroeste. Em 2002/2003 as regiões de Maringá, Umuarama e Paranavaí, juntas, produziram 5,5 milhões de quilos de casulos verdes.

A cultura do bicho da seda também contribui expressivamente para a fixação do trabalhador no campo, gerando receitas mensais durante oito meses do ano. Na safra 2002/2003, a atividade foi desenvolvida em 225 municípios paranaenses.

O principal comprador da seda brasileira é o Japão, para onde são exportados 73,2% do total produzido pelo país. Além dos japoneses se destacam ainda como importadores a Índia, Coréia do Sul, França, Estados Unidos, Turquia e Itália.