Mudança de data de pagamento agrada beneficiários do INSS

04/03/2004 - 17h09

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio - A mudança da data de pagamento dos benefícios a aposentados e pensionistas do INSS, prevista para começar em abril próximo, foi recebida com satisfação pelos beneficiários cariocas. "Eu acho ótimo porque assim a gente vai controlando as despesas para comprar os remédios e as coisas que precisa. No meio do mês, atrapalha muito", disse a aposentada Carmen Souza. Outra beneficiária, Maria Marques, também aprovou a medida: "É bom porque a gente recebe mais cedo".

Antiga reivindicação das associações de aposentados de todo o país, a antecipação das datas de pagamento de benefícios do INSS foi decidida no ano passado. Dados da Superintendência do INSS no Rio de Janeiro revelam que no estado a medida vai beneficiar 2.138.496 pessoas, que receberam em janeiro passado R$ 1.128.338.170,00.

De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada do INSS, publicada no Diário Oficial da União de ontem (3), todos receberão os benefícios nos cinco primeiros dias úteis do mês. Atualmente, o pagamento é feito nos 10 primeiros dias úteis de cada mês. Não haverá, contudo, alteração para os aposentados e pensionistas cujas contas tenham finais de 1 a 5. A medida vale para os que possuem contas com final de 6 a 0, que terão o pagamento antecipado.

Pelo novo sistema, a partir de 1º de abril, os benefícios com final 1 e 6 serão pagos no primeiro dia útil; seguindo-se os de final 2 e 7, no segundo dia útil e assim sucessivamente, até chegar aos benefícios de final 5 e 0, cujo pagamento será efetuado no quinto dia útil. O superintendente do INSS no Rio, André Ilha, afirmou que a antecipação evitará que aposentados e pensionistas paguem com multa suas contas de condomínio, luz, gás, telefone, como acontecia na sistemática antiga. Dependendo da configuração do mês, o pagamento do benefício podia ser feito até o dia 15, o que deixava os pensionistas e aposentados descobertos frente às suas obrigações rotineiras.

André Ilha acredita que a rede bancária já está preparada para atender os segurados de acordo com a nova sistemática de pagamento de benefícios, uma vez que isso vinha sendo anunciado pelo governo desde o ano passado. "Não há a menor desculpa para que não tenha sido feito um esquema para atender a essa nova demanda. Quero crer que todos (os bancos), a partir do mês de abril, estarão atendendo adequadamente os nossos beneficiários, dentro da nova sistemática que foi determinada pelo governo", afirmou.

De acordo com Ilha, se isso não acontecer, em caso extremo, alguma instituição poderia, inclusive, ser descredenciada. Para ele, entretanto, não será necessário chegar a esse ponto
.