Ministério da Saúde comemora redução de casos de dengue no país

04/03/2004 - 19h17

Brasília, 4/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério da Saúde divulgou hoje dados referentes ao mês de janeiro que apontam uma redução de 82,2% no número de casos de dengue no país, quando comparados com os números do mesmo período no ano passado. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, apresentou o relatório preliminar que mostra apenas 6.097 casos de dengue em janeiro deste ano contra mais de 34 mil notificados em janeiro de 2003. "A meta era reduzir em 50% o número de casos, conseguimos mais. É um dos melhores índices dos últimos anos", afirmou.

De acordo com o relatório, o Sul continua a ser a região onde se verifica os menores índices, com redução de 98,4% de casos. Em seguida vem o nordeste, apresentando dados que apontam diminuição de 89,%. Foram 1.200 registros em janeiro de 2004 contra os 11 mil casos identificados no ano passado. Já na da região norte, a média de redução foi de 62,2%. São 1.975 casos registrados até agora, quando em 2003, na mesma época, haviam sido identificados 5.233 casos de dengue naquela região.

Com esses dados, o secretário Jarbas Barbosa acredita que, ao contrário do ano passado, este ano o país não deve sofrer uma epidemia de dengue. Em 2003, o Rio de Janeiro foi um dos lugares que mais sentiu os efeitos do mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti, e apesar de apresentar diminuição de índices, continua em estado de alerta pelo Ministério da Saúde. Em São Gonçalo, por exemplo, de 100 casas visitas, mais de 7 delas tinham larvas do mosquito da denque.

Segundo o secretário, no Rio de Janeiro o ministério tem de estar mais atento. A cidade, por receber muitos visitantes, é a que pode trazer o maior número de novos sorotipos. "O ministério está monitorando constantemente as regiões e mantém dois grupos de força-tarefa nos estados de maior risco", informou o secretário de Vigilância em Saúde.

O relatório divulgado mostra ainda os dados consolidados de 2003 apontando uma redução, quando comparado com o ano de 2002, de 57,2% nos casos de dengue no país. No ano passado foram registrados 339 mil casos de dengue contra os 792 mil casos em 2002. Também foi apresentada uma queda do número de municípios que tinha infestação pelo mosquito aedes aegypti. Em 2002 eram mais de 600 os que foram identificados com infestação acima de 5% e no ano passado esse número caiu para 345 municípios.

O secretário Jarbas Barbosa comemorou a redução de casos de dengue, mas garantiu que a prevenção é a ação mais eficaz. "Depois que a epidemia está instalada não há muito o que fazer", lembrou.

O secretário afirmou que o trabalho de campo é importante e por isso o ministério passará a fazer levantamentos duas vezes por ano nos municípios de maior risco, antecipando-se ao problema. Para 2005, a meta do Ministério da Saúde é reduzir os índices em 25% e manter esse número para os próximos anos.