IBGE: produção do algodão deve crescer 34,05% em relação a 2003

04/03/2004 - 12h50

Rio, 4/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A produção do algodão herbáceo em 2004 deve crescer 34,05% em relação a 2003, atingindo 2,957 milhões de toneladas, conforme a primeira estimativa para a safra 2004, calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) e divulgada nesta quinta-feira. O resultado, segundo o coordenador de Agropecuária do Instituto, Carlos Lauria, será obtido por causa da boa qualidade do produto nacional, que faz com que tenha preços favoráveis tanto no mercado interno quanto no externo.

Ainda segundo Lauria, a atual projeção de ganho de produção para o algodão é conseqüência do aumento da área plantada, que deve ser de 32,90% em 2004, totalizando 947.854 hectares. O destaque é para a Bahia, onde o aumento da área plantada será de 117%, superando Goiás, até então o segundo maior produtor do país.

O economista do IBGE salienta, no entanto, "que a soja não perde o posto de vedete das últimas safras". A produção neste ano deve crescer em todas as regiões, atingindo 14,40% em relação a 2003. "Ocorreu um significativo incremento da produção da soja devido às boas cotações nos mercados e ainda pela demanda internacional se encontrar em alta, sobretudo no mercado asiático, onde a China é o principal comprador", justificou Lauria, destacando que a preocupação neste ano é com a primeira safra do milho, que apresenta queda de 1,45% em relação ao ano passado. Segundo ele, durante todo o ano de 2003 os preços do milho se mantiveram abaixo da expectativa dos produtores, o que fez com que migrassem para a soja.

Lauria adiantou que em fevereiro a expectativa da safra deve ser menor em relação a janeiro em função da falta de chuva que vem ocorrendo no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Goiás e em parte do Paraná, ou seja, nas principais regiões produtoras de grãos do país.