Horst Köhler renuncia diretoria-geral do FMI

04/03/2004 - 18h05

Brasília, 4/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional(FMI), Horst Köhler, renunciou hoje ao posto para assumir a presidênca da Alemanha. Em seu lugar toma posse, interinamente, a vice-diretora-gerente do Fundo, Anne Krueger.

"Estou muito honrado por ter sido indicado para o cargo de presidente da República Federal da Alemanha, e aceitei essa nomeação", disse Köhler, em Washington. "Eu aceitei a indicação com um misto de alegria e tristeza, como dizemos em alemão. Esperava permanecer intensamente à frente do FMI, trabalhando nossa agenda ainda não concluída", disse.

A eleição, que na Alemanha é responsabilidade da Assembléia Federal, será no dia 23 de maio e, pelas regras do Fundo, Köhler tem que renunciar imediatamente. Ele assumiu a diretoria do Fundo em 2000, com mandato até 2005.

No último domingo Köhler esteve no Brasil, almoçou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e anunciou o encaminhamento à diretoria do Fundo, de pleitos do governo brasileiro referentes à flexibilização das regras para os superávits primários nos acordos com os países em desenvolvimento e à criação de programas de caráter preventivo. Na segunda-feira, ele foi conhecer o projeto de Irrigação do Jaíba, em Montes Claros (MG).