História da Justiça Federal é contada pela primeira vez em livro

04/03/2004 - 17h51

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A história da Justiça Federal brasileira está sendo contada, pela primeira vez, em livro. A obra "Justiça Federal – Histórico e Evolução no Brasil" foi lançada hoje pelo desembargador Vladimir Passos de Freitas, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. São 246 páginas em que o autor mostra a evolução da magistratura e sua crescente profissionalização.

O livro registra as fases da Justiça: a de 1890, com a proclamação da República, a de 1937, quando o Estado Novo a extinguiu; e a de 1967 até os dias de hoje. "Aprendi muito ao escrever este livro. A rica história da Justiça Federal é quase desconhecida", observou Vladimir de Freitas.

Sobre as críticas à Justiça, Vladimir reconhece serem muitas, mas preferiu não abordá-las em seu livro. "São muitas as críticas de minha parte à magistratura brasileira, mas optei por não ressaltá-las, para evitar confrontos. O meu objetivo foi apenas resgatar a história da Justiça Federal", disse.

Vladimir Passos de Freitas formou-se em 1968 pela Faculdade Católica de Direito de Santos. Atuou como promotor da Justiça por 10 anos no Paraná e em São Paulo. É mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Preside o Tribunal Regional Federal da 4ª Região desde junho de 2003.