Embrapa incrementa área de informática para o setor agropecuário

04/03/2004 - 16h04

Brasília, 4/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Embrapa lançou esta semana a Rede AgroLivre (www.agrolivre.gov.br), um projeto da sua unidade Informática Agropecuária, em Campinas (SP), em conjunto com o Departamento de Tecnologia de Informação (DTI) da sede da Embrapa. Seu objetivo é de organizar e manter um repositório de software livre para a agropecuária. Serão colocados à disposição da sociedade, sem custo, aplicativos baseados em software livre para a agropecuária, incluindo sistemas de gestão e controle e de apoio à pesquisa científica.

A Rede AgroLivre abrange a instalação de um repositório de software livre de aplicações corporativas de natureza administrativa e de apoio à pesquisa, que será mantido pelo DTI, com suporte para o desenvolvimento de software de forma distribuída e colaborativa, incentivando a criação de sistemas baseados em web e o uso de padrões abertos. Também engloba a implantação do uso de software livre na Embrapa, em substituição a softwares baseados em sistemas proprietários, não só contribuindo para a economia de recursos, mas também gerando o conhecimento necessário para dar suporte a projetos de inclusão social e digital.

O repositório de software para uso na área agrícola será mantido pela Embrapa Informática Agropecuária e estará operacional neste trimestre. Inicialmente conterá os aplicativos HiperEditor e HiperVisual, que permitem organizar e visualizar informação no formato de árvore hiperbólica; Lactus, um sistema para gerência e controle de rebanho de gado leiteiro; e SOC - Software Científico, um sistema com módulos para tratamento de dados, cálculo matricial, análise de regressão e variância, tabelas de freqüência, gráficos multidimensionais, todos desenvolvidos pelo centro de pesquisa em informática da Embrapa. (Ascom Embrapa)