Guga está confiante para estréia no Brasil Open

24/02/2004 - 11h22

Brasília - Perto de uma das maiores festas populares do mundo, o carnaval da Bahia, mas longe de cair na folia, Gustavo Kuerten faz hoje sua estréia no Brasil Open. Às 20h30, na quadra central da Costa do Sauípe, Guga enfrenta o espanhol Oscar Hernandez, no principal jogo da rodada.

Atual 17º colocado no ranking mundial e 14º na Corrida dos Campeões, o jogo contra Hernandez, 90º no ranking de entradas e 116º na Corrida, servirá como um teste para Guga, que ainda se recupera de uma gripe contraída há mais de uma semana em Viña del Mar, no Chile.

"Vou precisar bastante do físico e vai ser um bom jogo para ver como estou," disse o brasileiro, que nunca enfrentou o espanhol. "Vi ele jogar pela primeira vez nesses dois torneios, em Viña del Mar e em Buenos Aires. Ele tem uma tendência de jogo da escola espanhola e não é um cara que vai me massacrar o tempo todo. Vou ter a oportunidade de jogar bastante, trocar bola e de fazer o meu jogo".

Apesar de não ter treinado muito desde a terça-feira passada, quando perdeu para o espanhol David Ferrer, na Argentina, Guga disse que adquiriu bastante ritmo de jogo nas últimas semanas. No saibro, fez seis jogos e ganhou quatro.

"Estamos mais ligados na parte tática e em ver como o Guga está sentindo a bola na raquete e evitando também o desgaste no sol forte," explicou o técnico Larri Passos. "Ele não precisa ficar se desgastando muito porque já fez muitos jogos neste ano, então estamos economizando energia".

Mesmo assim, Larri saiu contente da quadra de treino nesta segunda, depois do bate-bola que Guga fez com o paulista Leonardo Kirche, às 11h, quando a temperatura marcava 42ºC. "Hoje foi o dia em que ele mais treinou e que melhor treinou. Aos poucos, fui aumentando a carga".

A vitória na primeira rodada vale 15 pontos no ranking mundial e outros 3 na Corrida dos Campeões.

As informações são da Confederação Brasileira de Tênis.