Shirley Prestes
Repórter da Agência Brasil
Porto Alegre - Adolescentes gaúchos em situação de risco desfilam no Porto Seco, a nova pista do carnaval de Porto Alegre. Os adolescentes participaram das oficinas do projeto O Circo é Nosso, uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Smed) com o Circo Girassol. Eles vão apresentar as técnicas circenses no desfile de Carnaval do Grupo Especial, com o tema "Com os livros aprendeu a voar", uma referência ao poema de Luiz Coronel, homenageado pela Escola União da Vila do IAPI, que diz: os livros são os meus pássaros e com eles aprendi a voar.
Segundo o coordenador de Políticas Sociais da Smed, Alberto Carajaban, as crianças e adolescentes em situação de risco atendidos pela Escola Porto Alegre e Lar Dom Bosco aprenderam as técnicas de trapézio, corda indiana, malabarismo, perna-de-pau, tecidos e acrobacias de solo e estarão apresentando na avenida os conhecimentos adquiridos. O Circo é Nosso é uma das iniciativas que integram o Projeto Verão 2004, que incluiu atividades culturais, lúdicas e esportivas em parceria com as secretarias municipais de Educação, Cultura e Esportes.
O IAPI entra na Pista de Eventos, hoje à noite, com as outras seis escolas do Grupo Especial. Samba Puro, Imperatriz Dona Leopoldina, Imperadores do Samba, Academia de Samba Praiana, Bambas da Orgia e Império do Sol.