Febraban alerta usuários do Internet Banking contra os 'hackers'

09/01/2004 - 11h02

Brasília, 9/1/2004 (Agência Brasil - ABr) - O número de clientes brasileiros que utilizam os serviços de Internet Banking passou de 8,3 milhões para 15 milhões, nos últimos anos. Os dados foram divulgados pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), acrescentando que a disseminação do uso do sistema trouxe conforto para os correntistas, mas também aumentou o número de ocorrências de fraudes através desse recurso.

Anualmente, as instituições financeiras investem bilhões de reais em Tecnologia da Informação (TI) para evitar o ataque dos hackers, mas a segurança de qualquer sistema está diretamente relacionada aos hábitos e cultura dos usuários, que estão utilizando cada vez mais a Internet para fugir das longas filas nas agências bancárias. Segundo os especialistas, para acessar contas bancárias alheias os invasores de sites bancários utilizam-se mais da boa-fé das pessoas do que de alta tecnologia.

Cláudio Almeida Prado, executivo da Pulso Tecnologia e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do primeiro Internet Banking do país, em 1996, disse que as fraudes mais comuns podem ser evitadas com cuidados simples e mudanças de hábito por parte dos usuários. "Mesmo com todo o nível de segurança desenvolvido pelos bancos, existe o chamado elo fraco do processo. E, nesse caso, o elo fraco é a inocência do usuário", alerta o especialista.

Esses cuidados estão relacionados com a prevenção de duas formas mais comuns de ataque: quando o hacker clona o site e se faz passar pela instituição financeira e quando invade a máquina do usuário e consegue espionar a digitação de sua senha de acesso. Para não correr riscos desnecessários, o usuário deve ter certeza se está no site certo e garantir que a máquina usada para efetuar as operações bancárias não foi invadida.

De acordo com Cláudio Almeida, com simples mudanças de hábito, o usuário pode realizar suas operações de forma eficaz e segura: nunca digite senhas ou dados pessoais em páginas que foram abertas através de e-mail não solicitados recebidos de seu banco; evite ao máximo utilizar máquinas compartilhadas para efetuar operações que exijam a entrada de dados sigilosos; não abra e-mails suspeitos e anexos de origem desconhecida que não tenham sido previamente checado pelo antivírus.

Quando for entrar com dados pessoais certifique-se que esteja em comunicação segura, indicada por um cadeado (Explorer) ou por uma chave (Netscape) que aparece na barra inferior. Estando em comunicação segura, um duplo clique no cadeado ou na chave irá apresentar o certificado digital do estabelecimento, que funciona como a carteira de identidade do banco.

Cláudio alerta que o correntista que não for usuário do Internet Banking deve solicitar ao banco que bloqueie esse tipo de operação na sua conta bancária. Grande parte das fraudes ocorre em contas que nunca foram acessadas pela Internet, com senhas de acesso criadas pelo invasor.