Segurado deve tomar cuidado com ''golpe do recadastramento''

05/12/2003 - 13h29

Brasília, 5/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Ministério da Previdência Social faz um alerta aos segurados para que não forneçam dados pessoais a ninguém que os procure em suas casas, apresentando-se como funcionário do INSS. Caso contrário, os beneficiários podem tornar-se vítima do "golpe do recadastramento", já identificado em algumas cidades da Bahia, inclusive em Salvador.

A aposentada Maria da Conceição Santos, moradora do município de Santo Antônio de Jesus, quase foi uma dessas vítimas. Segundo Maria da Conceição, duas pessoas, um homem e uma mulher (que teria se identificado apenas como Rosana) foram procurar a segurada em sua residência. Estavam munidos de diversos documentos e alegavam serem servidores do INSS. Pediram o número da identidade de Maria da Conceição, bem como o do CPF, nome completo, idade dos dependentes, assinatura em um documento em branco e, por fim, a impressão digital da aposentada. Desconfiada, ela não forneceu os dados nem a assinatura e procurou a agência local do INSS.

O gerente executivo do INSS em Santo Antônio de Jesus, Luciano Dias, já recebeu mais de dez denúncias do golpe e faz diariamente comunicação às emissoras de rádio da região para alertarem a população. Dias encaminhou as denúncias para a Delegacia de Polícia local e gerentes de instituições bancárias para promover uma ação conjunta de combate a esse tipo de delito. Segundo ele, os estelionatários preferem abordar idosos e analfabetos, moradores de bairros pobres.

Em Salvador, houve pelo menos um golpe semelhante, identificado pelo chefe da agência da Previdência Social das Mercês, José Sebastião dos Santos Filho. Ele diz que os golpistas pretendem usar os dados e assinaturas para falsificar procurações e tentar sacar os benefícios.

A atualização de dados dos aposentados pode ser feita nas residências, caso os segurados não tenham condição de comparecerem a uma Agência da Previdência Social. Mas as visitas devem ser requisitadas pelos segurados antes, por meio do PREVFone 0800-78-0191 ou nas agências da Previdência.

Neste caso, deve ser apresentada procuração do segurado para fazer a requisição da visita de um funcionário do INSS. As visitas são feitas somente quando requisitadas, com data e horário marcados. O servidor deve se identificar com um crachá da Previdência Social, no qual constem os dado do funcionário, que podem - e devem - ser conferidos na agência na qual o servidor está lotado.

As informações são do Ministério da Previdência Social.