Carnavalesco explica ala que provocou revolta em Pelotas

05/12/2003 - 18h18

Shirley Prestes
Repórter da Agência Brasil

Brasília, 5/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - "Veadinhos de Pelotas" é o o nome da ala criada pela escola de samba São Clemente para o carnaval carioca do próximo ano. A escolha do nome gerou polêmica e indignação da população da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, que encarou a homenagem como uma provocação. De acordo com o carnavalesco Milton Cunha, o nome da ala pode ser mudado. "Estou pensando em trocar o nome da ala, já que a população e os vereadores de Pelotas mandaram uma carta pedindo a mudança.

Segundo ele, a fantasia da ala é composta por uma cabeça de veado estilizada, usada como chapéu, com a boca retocada de batom e galhos decorados com lantejoulas. O corpo da fantasia é decorado com plumas douradas e prateadas, além de uma cascata de organza nas costas. "No carnaval, o brasileiro se coloca. Nós vamos celebrar a alegria, a felicidade, a nossa capacidade de brincar", afirmou o carnavalesco.

Com o enredo "Boi Voador sobre o Recife - O cordel da Galhofa Nacional", a São Clemente abrirá os desfiles do grupo especial do Rio no dia 22 de fevereiro. "Boi Voador são promessas políticas nunca realizadas, portanto um animal mítico do Brasil em termos de galhofa. Quando o boi vai voar no arraial do meu enredo, ele convida outros animais míticos para participar: o boto cor de rosa, da Amazônia, a mula sem cabeça, o saci pererê, a eguinha pocotó e os viadinhos de pelotas", finalizou.