Região metropolitana de São Paulo tem projeto de recuperação de cinturão verde

05/12/2003 - 12h58

Rio, 5/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O projeto de identificação e recuperação da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo foi apresentado com destaque no encontro internacional "Avaliação dos Ecossistemas do Milênio", em realização, pela primeira vez no país, na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Criado em 2001 pelo secretário-geral das Nações Unidas(ONU), Koff Annan, o programa é considerado a maior força-tarefa já empreendida sobre o tema e existe em 30 países, inclusive no Brasil, reunindo 600 pessoas.

O trabalho brasileiro foi apresentado por Rodrigo Braga Victor, coordenador do projeto, que abrange 560 mil hectares de floresta (5 mil km²) em torno da região metropolitana de São Paulo, que abrigam zonas de produção de água e encontro de vertentes.

Segundo Rodrigo Braga, a conservação dessas zonas, com limpeza de rios e reflorestamento, podem contribuir para amenizar deslizamentos, enchentes e, entre outras ações, colaborar para o abastecimento de água da cidade. Ele disse, ainda, que o cinturão verde é importante para combater a poluição ao ar.

O projeto foi elaborado este ano e deve ser implementado em 2004, com conclusão prevista para 2006. O relatório final será remetido a governos, setor privado e divulgado para a população de forma educativa.