Presidente da Fiesp incentiva organização de segmentos da indústria

05/12/2003 - 14h34

São Paulo, 5/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Horácio Lafer Piva, aconselhou hoje os empresários da indústria de papelão ondulado a se organizarem para fortalecer as entidades de classe e criar mais condições de diálogo com o governo. "Nunca senti em nenhum outro governo tanta boa vontade como tem demonstrado o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em manter abertos os canais de diálogo", justificou.

Ele observou que, por sua trajetória de vida, o presidente valoriza os grupos organizados. "O presidente Lula é um homem que veio da produção e reconhece a importância dos sindicatos", afirmou. As observações de Piva foram feitas durante reunião-almoço da Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO).

O setor enfrentou neste ano a maior queda nas vendas dos últimos seis anos, 12,3%, com o escoamento de 1.880 mil toneladas, mas obteve expansão do faturamento estimado em 25% superior a 2002 e uma quantia de R$ 4,45 bilhões. A diferença se explica pelo maior valor agregado das embalagens remetidas ao exterior, esclareceu o presidente da ABPO, Paulo Peres. Segundo ele, o setor aposta no crescimento da economia e tem capacidade de absorver uma demanda de quatro a seis vezes superior à deste ano.

Lafer Piva voltou a fazer previsões otimistas para 2004 e disse que acredita, sobretudo, na expansão das pequenas e médias empresas. Ele revelou que tem sido procurado por empresários do segmento interessados em participar mais do mercado.