Pelotenses protestam contra ala de escola samba do Rio

05/12/2003 - 15h26

Porto Alegre, 5/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Câmara de Vereadores de Pelotas, no Rio Grande do Sul, aprovou moção de repúdio à Escola de Samba São Clemente, do Rio de Janeiro, por ter criado a ala "Viadinhos de Pelotas" para o desfile do carnaval do próximo ano. Apesar do carnavalesco Milton Cunha ter afirmado que era uma homenagem à cidade, a ala foi encarada como uma provocação pela população do município.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Ademar Ornel (PFL), enviou a moção à Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, à direção da São Clemente e à Câmara de veradores do Rio. Ele pediu que os cariocas reconsiderem a decisão. "Cada um é independente para ter sua opção sexual, mas a cidade está se sentindo desmoralizada".

Ornel também pediu ao prefeito de Pelotas, Fernando Marroni (PT), que entre com uma ação judicial contra a São Clemente.

Com o enredo "Boi Voador sobre o Recife - O cordel da Galhofa Nacional", a São Clemente abrirá os desfiles do grupo especial do Rio no dia 22 de fevereiro. Segundo o carnavalesco Milton Cunha, a fantasia que vai representar o sul do país é uma das mais procuradas. Ela é composta por uma cabeça de veado estilizada, usada como chapéu, com a boca retocada de batom e galhos decorados com lantejoulas. As botas, de vinil branco, bordada de paetês, se estendem até as coxas, com uma meia arrastão por baixo. O corpo da fantasia é decorado com dezenas de plumas douradas e prateadas, e tem uma cascata de organza nas costas.